Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A Arte do Ikebana


Beleza e bem estar. Mais do que uma forma de decorar ambientes, o arranjo oriental artístico o Ikebana também tem princípios baseados na harmonia. Com 13 séculos de tradição, o Ikebana teve origem entre os budistas, que procuravam transmitir a sua devoção por meio da beleza das flores. A palavra Ikebana nos leva à tradução de "a arte de fazer viver as flores", chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses e, desde então, só cresceu no continente tropical. Atualmente, existem mais de três mil escola de Ikebana no Japão. A arte do Ikebana nasceu do Amor à beleza da natureza. O objetivo desta arte é cultivar e elevar a sensibilidade das pessoas, através da composição de arranjos florais, resgatando e realçando a beleza existente em cada flor. Todos podemos reconhecer o sentimento de paz e conforto concedidos por uma flor. Sentirmos-nos humanos, emocionados com as dádivas na Natureza, dirigirmo-nos às flores com gratidão, contribui para que nosso respeito por tudo aquilo que existe no Universo aumente, nos tornando-nos mais emotivos, mais humanos. Esses sentimento fazem-nos vivificar com mais beleza as flores que desabrocham naturalmente, permitindo-nos compor vivificações florais que possuem a força de encantar sensibilizar as pessoas. Podemos dizer que vivificar a flor é, fundamentalmente, um treinamento para tornar belos nossos sentimentos, aprendemos a dar sentido de vida a tudo cultivando nosso sentimento de organização e de harmonia.
a) Procure montar sua Ikebana com naturalidade, realce as suas características com a maior naturalidade possível.
b) Obedeça a natureza de cada flor
c) A flor vivificada com naturalidade tem vida. A flor que tem vida atua no sentido de compor a sua figura e forma.
d)Determine com exatidão o local do corte dos caules, dos galhos e das flores, relacionando-os harmoniosamente com o vaso.
e) Cortadas as flores, evite o menos possível manusea-las senão elas perderão a vitalidade.
f) vivifique com sentimento de alegrar o próximo como a si mesmo. a vivificação feita com dificuldade não transmite beleza.
Monte seu Ikebana e ofereça a todos de seu convivio, atraindo assim saúde, Prosperidade e Paz.
fonte: Academia Sanguetsu - Fundação Mokiti Okada

Nenhum comentário:

Postar um comentário