Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os cinco Elementos

Segundo a tradição chinesa, tudo resulta da combinação de cinco elementos. Mais do que um tratado de química, porém, essa teoria descreve as diferentes formas de manifestação da energia do Universo. Segundo o tratado de filosofia de Hong Fan, todo o Universo teria surgido da combinação de ÁGUA, FOGO, MADEIRA, METAL e TERRA. Assim como esse princípio se aplica à medicina Chinesa e à acupuntura, ele é uma das bases da prática do Feng Shui.
Os guás (áreas) da casa também estão associados aos cinco elementos e é necessário equilibrá-los para manter a harmonia do ambiente. Entender este principio facilita assim a prática do Feng Shui e a recorrer às diversas curas, como cores, tecidos e objetos de decoração, a fim de permirtir um bom fluxo do Ch'i, energia vital positiva.
MADEIRA: Simboliza o começo do ciclo natural e está associada a energia expansiva. Ela é representada pelos galhos verdes. No ciclo natural a madeira suga a água e alimenta o fogo.
METAL: Crespúsculo do ciclo natural, ele se manifesta no sol poente, indicando que a energia está decrescendo. No ciclo natural o metal surge da terra e produz a água.
FOGO: É o auge do ciclo natural. O calor do verão ou o crepitar de uma fogueira indicam que ali a energia está mais ativa. No ciclo natural esse elemento queima a madeira para criar a terra.
TERRA: Representa a pausa do ciclo natural, quando a energia está em processo de transformação, como intervalo entre o verão e o outono, período em que os frutos amadurecem. Elas surgem das cinzas do fogo e fornece pepitas de metal no ciclo natural.
ÁGUA : Representam o movimento em que a energia vital está no seu mínimo, preprando o inicio de um novo ciclo de crescimento. No ciclo natural, ela surge do metal e alimenta a madeira.
Por isso todos os elementos são fundamentais, pois eles formam os ciclos que representam o estado de energia vital em cada uma de suas manifestações físicas.
Conhecendo-se os ciclos vitais construtivos e destrutivos dos elementos, pode-se equilibrar e melhorar a energia que percorre nos ambientes. Se um determinado local por exemplo, houver excesso de metal, aumenta-se o elemento fogo que por sua vez derrete o metal. Se houver escassez de madeira, aumenta-se o elemento água que por sua vez alimenta a madeira que é o ciclo de nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário